Pelo menos 17 caravanas de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais de 2022 devem chegar a Brasília para passar o Réveillon em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano. A convocação está sendo feita pelas redes sociais, e o intuito é trazer manifestantes de diversos estados brasileiros para protestar na capital federal.
Caravanas de bolsonaristas de 8 estados vem a Brasília
Leia Também
As caravanas já estão a caminho do DF. Na quarta-feira (28/12), grupos saíram da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. O grupo que sairia do Paraná foi cancelado por falta de adesão de passageiros, segundo uma das pessoas que coordenava a saída de uma das rotas. Com exceção da rota que sai de Goiás, todas as outras param em municípios já anunciados para o embarque de mais pessoas.
A viagem é paga pelos manifestantes. Não há um padrão nos valores das passagens, algumas caravanas cobram R$ 250 apenas para chegar em Brasília, outras tem feito por R$ 150 ida e volta. “Cada um tem um método de trabalho. Não tem líder para organizar, cada um paga o seu valor, aluga o ônibus e vai. Somos grupos que querem ir”, explica uma organizadora nas redes sociais.
“Não tem essa de ir afrontar ninguém, só queremos ir para manifestar, mostrar para o mundo que estamos insatisfeitos. Defendemos a liberdade. Queremos que permaneça a lei da ordem no país, não lutamos por um homem, mas por uma pauta física, moral”, esclareceu a ex-coordenadora.
Um vídeo, divulgado em uma rede social, mostra um grupo que saiu de Porto Alegre. De acordo com o narrador, as pessoas da filmagem estavam há 58 dias acampadas no Comando Militar do Sul. Um dos integrantes agradece ao “pessoal do agro” que deu a oportunidade ao grupo de viajar.