mega-filmesNessa manhã de quarta-feira (18/11), a Polícia Federal colocou em prática a operação anti pirataria que levou o nome Barba Negra, prendendo dois dos responsáveis pelo site Mega Filmes HD. Além das duas prisões temporárias, a ação policial executou mais quatro mandados de busca e apreensão e também bloqueou as contas bancárias de sete suspeitos de administrar o site. Outras cinco pessoas foram conduzidas coercitivamente e tiveram que prestar depoimento.

Segundo a PF, o portal Mega Filmes HD é um dos maiores portais de crimes especializados contra direitos autorais na internet do Brasil e America Latina. Estima-se que só no primeiro semestre de 2015 o site tenha angariado cerca de 60 milhões de visitas por mês, sendo 85% do Brasil e 15% de outros países, como Japão e Portugal – tudo isso, contando com mais de 4,5 milhões de seguidores no Facebook.

O site disponibiliza cerca de 150 mil arquivos para assistir online, dentre eles filmes, séries, shows, programas e documentários – tanto dublado quanto legendado, e tudo gratuitamente. Alguns são até oferecidos pelo site antes mesmo das estreias oficiais. Toda a renda era obtida através de cliques e visualizações por meio dos anúncios e publicidade no site.

 Os envolvidos serão indiciados pela prática de crimes de constituição de organização criminosa, que acarreta pena de três a oito anos além de multa, e também pelo crime de violação de direitos autorais, que gera pena de dois a quatro anos incluindo multa.

Ação anti pirataria pelo mundo

Há cerca de 3 meses, a polícia dinamarquesa executou a prisão de dois homens que gerenciavam sites ligados ao Popcorn Time – aplicativo argentino que disponibilizava os mesmos serviços do Netflix, só que gratuitamente, e estava em funcionamento até pouco tempo atrás.

O que gerou muita polêmica foi o fato deles não serem os responsáveis pelo aplicativo – no entanto mantinham portais que, segundo a acusação, eram responsáveis por “distribuir conhecimento e guias sobre como obter material ilegal online”.