A FAPESP anunciou o resultado do segundo ciclo de submissão de propostas no terceiro edital do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs). O ciclo contemplou a grande área de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Economia e Administração, com propostas completas recebidas até 17 de maio de 2023.
Foram selecionadas três propostas: o Centro de Estudos das Favelas (CEFA), coordenado por Jeroen Johannes Klink, com sede no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC); o Centro Governança de Mudanças Ambientais Globais, com José Antonio Puppim de Oliveira na posição de pesquisador responsável e com sede na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Eaesp/FGV) e o CEPID Bridge: Gestão de Ecossistemas para transições sustentáveis, liderado por José Afonso Mazzon e sede na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).
Iniciado em 1998, o programa CEPID tem como objetivo financiar a constituição de centros de pesquisa de classe mundial, comprometidos com o desenvolvimento de pesquisa, a formação de recursos humanos, a transferência de tecnologia e a difusão de conhecimento para a sociedade.
No primeiro edital, em 1998, foram selecionadas propostas de criação de 10 CEPIDs e, no segundo, em 2011, 17. O edital atual prevê a constituição de 18 centros, a serem escolhidos entre 2021 e 2026 em seis ciclos de apresentação de propostas divididos por área de conhecimento.
No primeiro ciclo, em 2021, foram submetidas propostas para a constituição de CEPIDs nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária. Serão ainda selecionadas propostas para a implantação de centros nas áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias e outros nas áreas de Ciências da Saúde, Biológicas e Agronomia e Veterinária.
Informações da Agência FAPESP