O setor de mobilidade está passando por um período de transformação e busca constantemente por alternativas mais sustentáveis para o futuro. Uma das inovações que tem chamado a atenção tanto de grandes quanto de pequenas empresas é a célula de hidrogênio, considerada uma das fontes de energia mais limpas e renováveis do mundo. E agora, a tecnologia está avançando para alcançar as bicicletas elétricas.
A promessa dessa nova tendência é eliminar o uso de baterias, o que consequentemente reduziria o impacto ambiental. Uma das mais recentes novidades nesse sentido foi apresentada pela startup irlandesa HubUR. A bicicleta elétrica movida a hidrogênio, chamada de Boon H2, tem chamado a atenção dos entusiastas desse novo modelo sustentável de transporte.
A Boon H2 não possui nenhuma bateria a bordo, e utiliza uma célula de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade e movimentar o veículo de duas rodas. Além disso, um dispositivo chamado eletrolisador faz parte do kit, possibilitando aos proprietários a produção do gás necessário para alimentar a célula de combustível de forma doméstica.
Uma das grandes vantagens desse modelo é a capacidade de recarregar a bicicleta em casa apenas com água e o gerador de hidrogênio fornecido pela empresa. A e-bike possui um tanque removível de cerca de 2 kg, permitindo que os próprios usuários reabasteçam o tanque de baixa pressão utilizando o eletrolisador, evitando a necessidade de depender de postos de hidrogênio para manter o funcionamento da bicicleta.
Em relação à autonomia e desempenho, a Boon H2 possui uma autonomia um pouco abaixo da média, podendo percorrer até 50 km com o tanque cheio a uma velocidade máxima de 23 km/h. Para contornar esta limitação, a startup planeja vender cartuchos de hidrogênio separadamente para os usuários que precisarem se deslocar por trajetos mais longos.
Em termos construtivos, a bicicleta possui um quadro e garfo de alumínio, rodas de 26 polegadas e pesa aproximadamente 25 kg, de acordo com informações fornecidas pelo fabricante. Quanto ao preço, a HubUR pretende comercializar a e-bike, o tanque de hidrogênio e o gerador por cerca de 6 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 33.500 na cotação atual. Outro modelo com uma proposta semelhante é a Alpha Neo, de origem francesa.
Essas são as informações divulgadas até o momento sobre a Boon H2. A bicicleta movida a hidrogênio será apresentada oficialmente durante a feira Vivatech 2024, em Paris, na França. O avanço tecnológico nesse setor promete revolucionar a forma como nos deslocamos, impactando positivamente o meio ambiente e incentivando a busca por alternativas mais sustentáveis e ecologicamente corretas para a mobilidade urbana.
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