A chamada Expedições Científicas, lançada no âmbito da Iniciativa Amazônia+10, recebeu 190 propostas, um aumento de 25% em relação ao primeiro edital. Essas expedições visam ampliar o conhecimento sobre a sociobiodiversidade e a biodiversidade amazônica, mobilizando mais de 1.400 pesquisadores de diversas instituições de ciência e tecnologia.
As propostas são lideradas por pesquisadores de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa e agências estrangeiras, com pelo menos um deles vinculado a instituições nos Estados da Amazônia Legal. O objetivo é preencher lacunas geográficas e taxonômicas, visando um melhor entendimento da região e promovendo o desenvolvimento sustentável.
Os recursos para financiamento das propostas aprovadas são de cerca de R$ 94 milhões, com participação do CNPq, FAPs participantes e agências internacionais. Os Estados com maior número de participação são Pará, São Paulo e Amazonas. As propostas abrangem nove grandes áreas do conhecimento, com destaque para Ciências Biológicas, Ciências Agrárias e Humanas.
A iniciativa Amazônia+10 visa apoiar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico na região amazônica, promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo. A seleção das propostas ocorrerá em agosto de 2024, contribuindo para o avanço do conhecimento e a busca por soluções para os desafios da região.
Informações da Agência FAPESP