Montadora chinesa planeja fábrica no Brasil e já tem projetos para o país

Por Redação
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As montadoras chinesas encontraram no Brasil um mercado promissor. Após anúncios da BYD e GWM sobre seus planos de instalação no país, a Neta Auto confirmou que começará a produzir veículos elétricos em solo brasileiro a partir de 2026. A informação foi apurada pelo Autoesporte.

Em um movimento antecipado, a empresa chinesa já garantiu o lançamento de três modelos ainda neste ano, visando competir com as opções já disponíveis no mercado brasileiro.

A Neta Auto está considerando a fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP) para sediar sua operação nacional, uma vez que a montadora japonesa encerrará suas atividades na planta após quase 30 anos de operação. Com foco na produção de veículos elétricos, a Neta pretende utilizar o esquema “Completely Knocked Down”, onde as peças chegam separadas para serem montadas na fábrica, aproveitando a estrutura existente.

No entanto, a transição exigirá investimentos em infraestrutura, uma vez que a produção de carros totalmente elétricos necessitará de uma linha de montagem distinta da atual. Além disso, a Neta já planeja a abertura de uma rede de concessionárias e centro de distribuição de peças em São Paulo, visando iniciar a venda dos veículos importados ainda em 2024.

A empresa chinesa não espera até 2026 para iniciar suas operações no Brasil, trazendo três modelos elétricos ainda no segundo semestre deste ano. Os modelos incluem o esportivo Neta GT, o SUV Neta L e um terceiro modelo ainda não divulgado.

O Neta GT, modelo esportivo da marca, já está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com duas opções de baterias, o veículo oferece autonomia entre 550 km e 650 km e potência variando entre 231 cavalos e 462 cavalos.

Já o Neta L, SUV médio da marca, apresenta duas versões com diferentes capacidades de bateria e autonomia, variando entre 460 km e 1.070 km no ciclo chinês.

O terceiro modelo da Neta ainda é um mistério, mas especula-se que seja o Neta Aya, um SUV compacto que deve competir com o BYD Dolphin. Com opções de motores elétricos de 54 cavalos e 95 cavalos, o veículo oferece autonomia entre 318 km e 401 km.

Com a chegada desses modelos elétricos da Neta Auto, o mercado automobilístico brasileiro se prepara para uma nova fase de expansão e inovação, impulsionada pela presença cada vez maior das montadoras chinesas. A expectativa é que a concorrência seja benéfica para os consumidores, com mais opções de veículos elétricos no mercado nacional.

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