Neste sábado (1º), o Google presta uma homenagem à icônica cantora, diretora e atriz brasileira Bibi Ferreira por meio de um doodle especial exibido em suas páginas. A ilustração do letreiro do mecanismo de busca captura Ferreira em um momento de grande expressão, cantando.
Bibi Ferreira, nascida em 1922 no Rio de Janeiro, cresceu em um ambiente artístico, sendo filha de um diretor teatral e de uma dançarina. Ao longo de sua vida, ela deixou sua marca no teatro brasileiro e foi pioneira na popularização do teatro musical na América do Sul.
Desde muito nova, Ferreira demonstrou sua veia artística, fazendo sua estreia no palco aos poucos meses de idade ao substituir uma boneca em uma peça de seu pai. Aos três anos, já estava dançando em turnês pela América do Sul.
Durante seus estudos em uma escola diplomática americana no Rio, Bibi se encantou pelo balé e pela ópera, além de ter aprendido a tocar diversos instrumentos musicais e diferentes idiomas em seu tempo livre.
Em 1941, ela protagonizou sua primeira peça no papel principal ao lado de seu pai, e alguns anos depois optou por seguir carreira independente, criando sua própria companhia teatral. Seu grupo apresentava peças traduzidas para o português e obras originais, como “Angelus”.
Nos anos 60, Bibi alcançou o estrelato ao participar de versões teatrais de clássicos como “My Fair Lady” e “Hello, Dolly!”. Sua atuação impecável abriu caminho para uma nova era no teatro nacional.
Além de atuar, Ferreira também dirigiu e estrelou musicais ao longo de sua trajetória. Seu espetáculo “Piaf: Uma Estrela da Canção” fez sucesso na Europa e lhe rendeu a Comenda de Artes e Letras do governo francês.
Mesmo após atingir a marca dos 90 anos, Bibi continuou encantando o público com suavoz única e suas interpretações emocionantes. Sua jornada artística foi interrompida em 2019, quando faleceu aos 96 anos em sua casa no Rio de Janeiro, vítima de um enfarte.
Através do doodle do Google em sua homenagem, Bibi Ferreira recebe o reconhecimento merecido por seu legado e contribuição para a cultura brasileira. Sua genialidade e talento continuarão vivos na memória de todos aqueles que foram tocados por sua arte.