Em parceria com a Embaixada do Brasil na França, a FAPESP lançou o Programa de Leitorado, visando promover a mobilidade acadêmica entre Brasil e França e fortalecer os laços entre universidades paulistas e francesas. O objetivo é possibilitar que pesquisadores e professores do Estado de São Paulo e bolsistas de doutorado e pós-doutorado lecionem língua portuguesa em instituições universitárias francesas, além de desenvolver atividades acadêmicas, pedagógicas e culturais relacionadas ao Brasil, considerando a importância da difusão e do ensino da língua portuguesa brasileira para a internacionalização do ensino superior.
Universidades como Clermont Auvergne, Montpellier III (Paul Valéry), La Rochelle, Toulouse (Jean Jaurès), Bordeaux Montaigne, Paris-Est Créteil (AEI International School), Sorbonne, Paris 8 Vincennes – Saint-Denis e Panthéon-Sorbonne (Paris 1) participam da primeira chamada do programa. Para serem elegíveis ao financiamento, bolsistas FAPESP de Doutorado e Pós-Doutorado devem atender aos critérios da modalidade Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), enquanto pesquisadores doutores vinculados a instituições de ensino e pesquisa no Estado de São Paulo devem se encaixar nos critérios da modalidade Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE).
Os candidatos devem possuir graduação na área de licenciatura em linguística ou licenciatura em letras, reconhecida pela legislação brasileira, além de título acadêmico de no mínimo mestrado, experiência em ensino de português e proficiência na língua francesa. A carga horária será de pelo menos 20 e no máximo 30 horas semanais, distribuídas entre horas-aula e outras atividades culturais, acadêmicas, científicas e pedagógicas, conforme demanda das universidades, com duração de até 12 meses consecutivos a partir do início do período letivo 2024-2025.
Leia Também
Interessados devem enviar a candidatura à FAPESP até 23 de junho de 2024 pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe). A primeira chamada do Programa de Leitorado está disponível em fapesp.br/16824.
Informações da Agência FAPESP