A Toyota realizou um teste de resistência com um Corolla movido a hidrogênio durante a corrida Fuji Super Taikyu, que aconteceu no circuito Fuji Speedway, no Japão. A corrida, que durou 24 horas, foi um desafio para o veículo, mas ele conseguiu completar o percurso.
O veículo testado foi um GR Corolla movido a hidrogênio, que utiliza um motor de combustão interna movido a hidrogênio em vez de célula de combustível. Esse não foi o primeiro teste do Corolla a hidrogênio, já que o veículo havia participado de três corridas de 24 horas na Fuji Speedway nos anos anteriores (2021, 2022 e 2023). No ano passado, houve uma mudança para o uso de hidrogênio líquido, o que facilitou o processo de reabastecimento devido à maior densidade de energia.
Em 2024, a Toyota enfrentou desafios em relação ao aprimoramento do Corolla movido a hidrogênio. Foram realizadas melhorias, como a utilização de um novo tanque de hidrogênio maior e elíptico, assim como uma bomba de alta pressão revisada, que apresentou problemas intermitentes durante a corrida. Apesar desses contratempos, o veículo completou a corrida, porém com menos voltas em comparação ao ano anterior.
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A Toyota conseguiu avanços significativos em termos de desempenho e eficiência do motor a hidrogênio. A mudança para o uso de hidrogênio líquido reduziu o tempo de reabastecimento em 40%, e a equipe alcançou a meta de 30 voltas entre os reabastecimentos. Com isso, a empresa mantém um otimismo em relação ao futuro dos veículos movidos a hidrogênio como uma opção viável e sustentável.
Durante o teste, o presidente da Toyota, Akio “Morizo” Toyoda, acompanhou de perto as 24 horas da corrida do Corolla a hidrogênio. O veículo enfrentou desafios e evoluiu ao longo do processo, com a introdução de um novo tanque de combustível elíptico, que permitiu uma redução de 50 kg no peso do veículo.
No – ano seguinte, houve uma redesignação da bomba de alta pressão para garantir sua durabilidade durante toda a corrida. Apesar de alguns contratempos, como vazamento de combustível e falhas no módulo ABS, o veículo conseguiu atingir a meta de 30 voltas entre reabastecimentos.
A Toyota tem como objetivo a venda de veículos de combustão que emitam apenas água pelos escapamentos, apostando na viabilidade do hidrogênio como um combustível sem emissão de carbono. Avanços reais foram alcançados em termos de eficiência e desempenho, tornando a tecnologia mais promissora.
Apesar dos desafios enfrentados durante o teste de resistência, a Toyota segue otimista em relação ao potencial dos veículos movidos a hidrogênio e continua investindo em melhorias para tornar essa tecnologia uma realidade mais acessível e sustentável para o mercado automotivo.