A limnologia é uma especialidade da biologia que estuda as extensões de água doce, como lagos, pântanos e rios, sob diversos aspectos: biológicos, químicos, físicos, meteorológicos, geológicos ou ecológicos. O Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP) lançou recentemente um livro digital que trata dessa área de pesquisa com foco em reservatórios, apresentando métodos de trabalho de campo e de laboratório. Trata-se da obra “Limnologia de reservatórios: do clássico às novas abordagens (2024)”.
Composto por 11 capítulos, o livro discorre sobre as pesquisas hoje consideradas clássicas, passando por novas abordagens e equipamentos, conforme relata Marcelo Luiz Martins Pompêo, professor do IB-USP e um dos organizadores do e-book.
O primeiro capítulo é dedicado a pesquisas feitas em reservatórios nas décadas de 1970 e 1980 no Brasil, hoje consideradas abordagens clássicas. No estudo de casos, são apresentadas novas abordagens de pesquisa em reservatórios e discutido como os novos equipamentos e técnicas oferecem renovadas possibilidades de investigação.
Nos demais capítulos, são discutidos temas como microplástico e metais nos sedimentos, além do uso das técnicas de sensoriamento remoto na avaliação da qualidade da água.
O e-book sintetiza pesquisas realizadas pelo grupo coordenado por Pompêo, muitas delas financiadas pela FAPESP, entre outros projetos de pesquisa.
O livro tem 188 páginas e pode ser baixado gratuitamente pelo site do IB-USP.
Informações da Agência FAPESP