Estudo revela ótimo horário para atividade física.

Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, aponta que praticar atividades físicas entre 18h e meia-noite pode trazer benefícios significativos, como a queda nos níveis de glicose no sangue. A pesquisa envolveu a análise de dados de 186 adultos com sobrepeso e/ou obesidade, que utilizaram um acelerômetro para rastrear o movimento e um monitor contínuo de glicose por duas semanas.

De acordo com os pesquisadores, a diminuição nos níveis de glicose se manteve ao longo do dia, não se limitando somente ao período imediatamente após a prática de atividade física. O estudo, publicado na revista “Obesity”, ressalta a importância de priorizar o exercício físico durante o final da tarde e à noite, visando obter benefícios para a saúde, especialmente no controle do diabetes.

Além dos benefícios relacionados à glicose no sangue, pesquisas anteriores já apontaram para as vantagens de se exercitar em horários específicos do dia. Por exemplo, encerrar uma sessão de exercícios cerca de duas horas antes de dormir pode melhorar significativamente a qualidade do sono. Outro estudo evidenciou que o momento do dia em que se pratica exercício pode influenciar em diferentes aspectos da saúde, como a perda de gordura, o aumento de força e resistência, bem como a redução da pressão arterial.

Uma descoberta interessante foi que manter uma rotina de exercícios no mesmo horário, independentemente de ser de manhã, tarde ou noite, contribui para a saúde óssea a longo prazo. Portanto, a regularidade e a consistência na prática de atividades físicas se mostram fundamentais para a manutenção do bem-estar geral do corpo.

Nesse sentido, o estudo conduzido pela Universidade de Granada traz novas contribuições para a ciência, ao destacar a importância do período noturno para a prática de exercícios físicos. A queda nos níveis de glicose no sangue observada nesse horário reforça a relevância de considerar não apenas a frequência, mas também o momento em que as atividades físicas são realizadas, visando potencializar os benefícios para a saúde.

Diante disso, a recomendação é que indivíduos com sobrepeso e/ou obesidade considerem a prática de atividades físicas entre 18h e meia-noite como uma estratégia eficaz para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças relacionadas à glicose no sangue. A ciência avança na compreensão dos impactos do exercício físico em diferentes momentos do dia, proporcionando orientações cada vez mais precisas e personalizadas para a promoção da saúde e do bem-estar.