Categories: Ciência e Tecnologia

Cientistas do Brasil e dos EUA debatem estratégias para elevar a participação dos alunos na matemática

Nos Estados Unidos, um projeto financiado pela National Science Foundation (NSF) busca promover a interação entre pais e professores de crianças em idade pré-escolar para o desenvolvimento de atividades cotidianas relacionadas à construção do pensamento algébrico. O pensamento algébrico envolve a capacidade de generalizar, representar, justificar e raciocinar com estruturas e relações matemáticas abstratas. Realizado com famílias latinas, o projeto é bilíngue e as atividades podem ser realizadas em casa ou na creche.

Outra iniciativa norte-americana envolvendo mais de 5 mil estudantes negros e latinos do ensino fundamental busca aumentar o engajamento desses jovens com a matemática.

No Brasil, um estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com o apoio da FAPESP avalia o impacto de clubes de matemática na formação do pensamento algébrico em crianças do ensino fundamental.

Essas iniciativas foram apresentadas no webinar “NSF-FAPESP Education in STEM”. O evento teve como objetivo promover a colaboração entre pesquisadores dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo, compartilhando projetos bem-sucedidos que buscam a equidade nas áreas de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) e melhorias na prática de ensino.

O ensino de matemática é crucial para direcionar os alunos para carreiras em STEM. No entanto, o acesso a essas disciplinas ainda é desigual, principalmente para minorias.

Além do engajamento dos alunos em matemática, foram apresentados projetos para aprimorar a formação dos professores. No Brasil, os professores das fases iniciais geralmente têm pouco treinamento em matemática, o que contribui para uma lacuna no ensino dessa disciplina.

Os baixos salários dos professores também foram apontados como um obstáculo para maior acessibilidade dos jovens às disciplinas de STEM nos dois países. A falta de tempo dos professores também é um desafio, dificultando a participação em pesquisas e treinamentos.

O webinar contou com a participação de diversos pesquisadores e a mediação de representantes da NSF e da FAPESP. O evento completo pode ser assistido em: www.youtube.com/live/HGmA1yOlzg8.

Informações da Agência FAPESP

Share

Ultimas Noticias

  • Entretenimento

Influenciadora australiana body positive motiva seguidores ao exibir suas imperfeições

Karina Irby é uma influenciadora body positive australiana que está inspirando mais de 1 milhão…

30 minutos atrás
  • Ciência e Tecnologia

Top 10 games da Bandai Namco pelos críticos de games

Inserida no topo da indústria dos videogames, a Bandai Namco é uma das desenvolvedoras e…

34 minutos atrás
  • Policia

Assassinato a tiros: homem morto em avenida de Feira de Santana

Homem foi morto a tiros na manhã deste sábado (06) no município de Feira de…

47 minutos atrás
  • Esportes

Robson Conceição se torna campeão mundial de boxe

O boxeador Robson Conceição, natural da Bahia, alcançou o título mundial super-pena (até 58,97kg) do…

1 hora atrás
  • Empregos

Grupo NewChese oferece vagas para Estoquista e Assistente Técnico de Vendas.

O Grupo NewChase teve início em 1991, quando adquiriu a primeira concessionária, chamada Codisman, da…

1 hora atrás
  • Saúde

Entenda o PMMA e os riscos em procedimentos estéticos

O Polimetilmetacrilato (PMMA) é uma substância plástica com diversas aplicações, tanto na área da saúde…

2 horas atrás