A FAPESP e o Medical Research Council (MRC) lançaram uma chamada de propostas para apoiar pesquisas colaborativas na área de inteligência artificial (IA) aplicada à saúde. O prazo para envio de propostas vai até 28 de junho.
O MRC é um dos conselhos de pesquisa do Reino Unido vinculados à UK Research and Innovation (UKRI), a agência britânica de fomento científico. Esta é a quinta chamada lançada no âmbito do acordo de cooperação firmado por FAPESP e UKRI.
O edital visa apoiar a mobilidade e o intercâmbio científico entre o Reino Unido e o Estado de São Paulo e desenvolver novas parcerias entre pesquisadores britânicos e paulistas nas áreas de “Saúde Digital/IA” e “Determinantes Sociais da Saúde”.
Serão financiados projetos de pesquisa colaborativa de alta qualidade focados em abordar o uso da IA para aplicações biomédicas e de saúde relevantes para o Brasil. Os projetos devem visar a geração de impacto no mundo real a partir da abordagem das necessidades de saúde urgentes e das barreiras para o uso da IA na pesquisa biomédica e de saúde.
Dois tipos de propostas serão selecionados. Em Auxílios para Construção de Parcerias, serão contempladas parcerias novas ou em estágio inicial firmadas por pesquisadores em início de carreira; essas propostas pleitearão apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular e até £ 100 mil do MRC.
O segundo tipo, Auxílios de Pesquisa, compreende propostas de pesquisa em larga escala no Brasil e no Reino Unido lideradas por grupos mais estabelecidos, que concorrerão a financiamento da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático e a aportes do MRC de até £ 500 mil.
Projetos selecionados deverão ter duração de três anos, iniciando em fevereiro de 2025 e concluindo até o fim de janeiro de 2028. Pelo lado da FAPESP, serão considerados elegíveis pesquisadores ligados a instituições de ensino superior ou pesquisa públicas ou privadas no Estado de São Paulo que atendam às normas de cada modalidade de auxílio, em que pesem as excepcionalidades previstas na chamada.
O MRC e a FAPESP disponibilizarão um total de até £ 3 milhões cada um para a chamada. O MRC apoiará esta atividade sob o guarda-chuva do Fundo de Parcerias Científicas Internacionais (ISPF), projetado para apoiar pesquisadores britânicos a trabalhar com parceiros internacionais nos principais temas contemporâneos.
Propostas devem ser submetidas à FAPESP em inglês, pelo pesquisador responsável no Estado de São Paulo, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (SAGe).
A chamada de propostas está publicada em: fapesp.br/16664.
Informações da Agência FAPESP