A gigante japonesa Nintendo acaba de anunciar o encerramento da integração entre o Switch e o X (antigo Twitter). Com isso, os usuários não terão mais a opção de vincular suas contas X ao console nem de postar capturas de tela diretamente na rede social.
O desligamento, que já havia sido previamente anunciado em maio, foi finalmente concretizado em 10 de junho, como parte da atualização 18.1.0 do Nintendo Switch.
Com a decisão da Nintendo, o X perdeu a integração com todas as principais fabricantes de consoles do mercado. A Microsoft, responsável pelo Xbox, encerrou sua parceria em abril de 2023, enquanto a Sony, do PlayStation, cortou os laços em novembro do ano passado.
Embora nem a Nintendo, nem a Microsoft, nem a Sony tenham divulgado oficialmente o motivo para o rompimento, informações extraoficiais indicam que o X aumentou os preços para o uso da API. API é a sigla em inglês para Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicativos, e é essencial para que diferentes sistemas de software compartilhem informações.
Atualmente, a API do X tem custo inicial de US$ 42 mil por mês para clientes corporativos, podendo chegar a até US$ 210 mil, dependendo do cliente. Embora esse valor seja relevante para empresas desse porte, a tendência é que outras plataformas também encerrem suas parcerias de integração com o X no futuro.
Como será a partir de agora? Apesar do fim da integração, os usuários ainda podem compartilhar capturas de tela de seus jogos na rede social. A diferença é que agora será necessário transferir as imagens do álbum do Switch para o celular ou computador e publicá-las manualmente.
Além disso, para quem utilizava o email do X no cadastro do Switch, basta substituí-lo por outro email disponível. Com isso, não há motivos para pânico, pois as alternativas são viáveis e práticas.
Após o anúncio do término da parceria, a conta oficial do X Gaming se pronunciou, afirmando que a colaboração com a Nintendo continuará forte, buscando garantir uma transição tranquila para os usuários e oferecendo novas e excitantes experiências para a comunidade global de jogos.
O texto acima foi inspirado em informações divulgadas pelo The Verge. A notícia reforça como as grandes empresas do mercado de videogames estão tomando a decisão de romper suas integrações com o antigo Twitter, o que sugere um cenário de mudanças e adequações no setor.
Com isso, os usuários do Nintendo Switch e de outras plataformas terão que se adaptar a novas formas de interação e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais. A indústria dos videogames segue em constante evolução, e as parcerias e integrações entre empresas tendem a mudar conforme o mercado se transforma.