Uma fábrica será inaugurada hoje (13/06) no campus de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp), com foco na produção de biofármacos, especialmente anticorpos monoclonais. A unidade, financiada pelo Ministério da Saúde e pela própria universidade, será vinculada ao Centro de Estudos de Venenos e Animais (Cevap-Unesp). Além de produzir insumos para pesquisas no Centro de Ciência Translacional e Desenvolvimento de Biofármacos da Unesp, apoiado pela FAPESP, a planta oferecerá serviços de desenvolvimento e produção de medicamentos para outras instituições.
A CDMO (Organização de Desenvolvimento e Fabricação sob Contrato) será a primeira do país e a primeira da América Latina dedicada à produção de biofármacos para pesquisa clínica. A iniciativa visa atender às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e a capacidade do Brasil de desenvolver medicamentos biológicos, como vacinas. O principal objetivo é acelerar o processo de desenvolvimento e comercialização de novos biofármacos, como o Selante de Fibrina e o Soro Antiapílico, produtos desenvolvidos pelo Cevap.
A fábrica também oferecerá espaço para startups de biotecnologia e sediará uma escola voltada para a capacitação de profissionais em boas práticas de fabricação. Com investimentos iniciais de R$ 20 milhões para a construção e previstos outros R$ 60 milhões para a compra de equipamentos, a expectativa é que a unidade esteja em pleno funcionamento em 2025.
Leia Também
Informações da Agência FAPESP