Desenvolvimento de plataforma robótica para aprimorar a estimulação magnética transcraniana: segurança e precisão em destaque.

Por Redação
2 Min

A técnica de estimulação magnética transcraniana (TMS) tem sido amplamente utilizada para o estudo e tratamento de várias condições de saúde, incluindo depressão, doença de Parkinson, obesidade, dores crônicas e doenças neuromusculares. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Aalto, na Finlândia, uniram esforços para aprimorar essa prática por meio da combinação de robótica e neuronavegação.

O sistema desenvolvido nesse estudo emprega robôs e câmeras para identificar as pequenas regiões cerebrais que podem ser tratadas, diagnosticadas ou estudadas de forma não invasiva pela técnica de TMS. Os resultados do estudo foram publicados na revista Brain Stimulation.

A parte brasileira dessa pesquisa foi realizada no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na USP.

A estimulação magnética transcraniana é uma das principais áreas de pesquisa e inovação do NeuroMat e é coordenada pelo professor Oswaldo Baffa Filho, um dos cientistas envolvidos no estudo.

Para solucionar alguns problemas enfrentados pelos equipamentos de TMS, como alcance limitado e peso excessivo, os pesquisadores desenvolveram um sistema de robótica e neuronavegação de código aberto que permite uma manipulação precisa e autônoma do aparelho de TMS. A plataforma robótica foi testada com sucesso em voluntários na Universidade de Aalto, possibilitando a criação de mapas motores de seus cérebros.

Os autores do estudo afirmam que essa plataforma representa um avanço significativo na segurança, precisão e reprodutibilidade dos procedimentos de TMS. Além disso, oferece novas possibilidades para o desenvolvimento de protocolos de estimulação cerebral automatizados e independentes do operador, com potencial para melhorar o tratamento de distúrbios neurológicos.

O artigo completo, intitulado Robotic-electronic platform for autonomous and accurate transcranial magnetic stimulation targeting, pode ser acessado em: www.brainstimjrnl.com/article/S1935-861X(24)00058-5/fulltext.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso