Um estudo realizado no Centro de Pesquisa em Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (GCCRC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi considerado um dos três mais impactantes de 2023 pelos editores do The ISME Journal, periódico dedicado à ecologia microbiana.
Intitulado “Plant microbiomes harbor potential to promote nutrient turnover in impoverished substrates of a Brazilian biodiversity hotspot”, o trabalho revelou a descoberta de bactérias do solo altamente eficientes na captura e solubilização de fósforo, tornando o nutriente disponível para as plantas nos Campos Rupestres, região central do Brasil conhecida pela diversidade de plantas apesar da pobreza de fósforo no solo.
Os resultados indicaram que as bactérias desses campos têm genes relacionados à solubilização de fósforo em maior quantidade do que em outros ambientes, permitindo a sobrevivência de plantas como Vellozia epidendroides e Barbacenia macrantha em condições adversas. A relação simbiótica entre as plantas e as bactérias facilita a nutrição vegetal.
Essa descoberta abre caminho para o desenvolvimento de novos biofertilizantes, reduzindo a dependência de fertilizantes importados, diminuindo impactos ambientais e econômicos associados aos fertilizantes químicos e promovendo uma agricultura mais sustentável.
O estudo foi fruto da tese de doutorado de Antônio Camargo e contou com a contribuição de Rafael S. C. de Souza, Juliana José, Isabel R. Gerhardt, Ricardo A. Dante, Supratim Mukherjee, Marcel Huntemann, Nikos C. Kyrpides, Marcelo F. Carazzolle e Paulo Arruda.
Os resultados foram divulgados pela Agência FAPESP em dezembro de 2022. O artigo alcançou mais de 11 mil acessos, 20 citações e um Altimetrics Score de 88, posicionando-se entre os 3% mais citados de um total de 484.069 publicações no mesmo período, demonstrando sua relevância e influência na academia e na sociedade.
O GCCRC, constituído pela FAPESP e pela Embrapa na Unicamp, é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE).
Para mais informações sobre o The ISME Journal Best Paper Award 2023, acesse: www.isme-microbes.org/isme-journal-best-paper-award-2023.
Informações da Agência FAPESP