Amazônia+10 colabora com o Belmont Forum em chamada de projetos focada em florestas tropicais

Por Redação
1 Min

A Iniciativa Amazônia+10 está em parceria com o Belmont Forum na chamada de propostas “Florestas Tropicais: implicações globais e ações urgentes”, lançada em um evento na Finlândia. O edital é endossado pelo G-20 e conta com recursos financeiros de 20 agências de fomento em 22 países.

No Brasil, a participação de agências estaduais de fomento foi articulada no âmbito da Iniciativa Amazônia+10. Diversas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) já participam e outras estão em processo de adesão. A chamada financiará projetos de pesquisa colaborativa com até três anos de duração, buscando soluções inovadoras para os desafios enfrentados nas regiões de florestas tropicais e sistemas naturais associados.

As propostas devem abranger perspectivas das ciências sociais e humanas, bem como das ciências naturais e físicas, envolvendo efetivamente atores sociais. Os temas abordados incluem a redução do desmatamento, desenvolvimento sustentável, função do ecossistema, justiça e governança ambiental, entre outros.

Proponentes que solicitem recursos às FAPs participantes devem consultar os requisitos necessários para o financiamento. O pesquisador interessado no Estado de São Paulo deve submeter uma consulta à FAPESP até 30 de setembro. Orientações específicas estão disponíveis no site da FAPESP.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso