A matriz extracelular é uma rede intrincada composta por um conjunto de macromoléculas que une e fixa as células para formar os tecidos, desempenhando funções vitais de suporte celular, comunicação intercelular e regulação do desenvolvimento tecidual. Pesquisadores identificaram proteínas da matriz extracelular modificadas pela ação do ácido hipobromoso em tecidos pulmonares com fibrose e em tecidos normais, sugerindo um possível papel fisiológico para a bromação de proteínas.
O trabalho foi conduzido no Centro de Processos Redox em Biomedicina (Redoxoma) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP).
“Este trabalho mostrou que a bromação é encontrada fisiologicamente e que a peroxidasina, a enzima que catalisa a formação do ácido hipobromoso, tem outros alvos além do colágeno, o que era uma das grandes perguntas da área”, conta a pesquisadora Litiele Cezar Cruz, primeira autora do artigo. A halogenação é uma reação química na qual um átomo de halogênio – principalmente flúor, cloro, bromo ou iodo – é incorporado a uma molécula. As modificações halogênicas de moléculas biológicas são cada vez mais reconhecidas em várias áreas da biologia, mas sua relevância no organismo de mamíferos ainda é pouco estudada. O papel do íon brometo na formação oxidativa da ligação cruzada entre moléculas de colágeno do tipo 4 na matriz extracelular foi a primeira evidência de que o bromo exerce um papel essencial em organismos vivos.
“Conhecemos mais sobre clorinação, modificação que depende da mieloperoxidase, uma enzima inflamatória. Em geral, esse tipo de halogenação associada a processos de doenças é mais estudado, porque a inflamação está na gênese da maioria das doenças. Para ampliar as descobertas, Cruz investigou a presença de proteínas modificadas por bromotirosina em tecidos pulmonares obtidos de seres humanos saudáveis e de pacientes com fibrose pulmonar idiopática.
Mais informações em: https://tinyurl.com/mryaetmu. O artigo Identification of tyrosine brominated extracellular matrix proteins in normal and fibrotic lung tissues pode ser lido em: www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2213231724000788.
Informações da Agência FAPESP