Gatilho genético para obesidade encontrado em estudo inovador

Pesquisa Promissora Revela Mutação Genética Ligada à Obesidade

Pesquisadores da Universidade de Exeter divulgaram uma importante descoberta que tem o potencial de revolucionar o tratamento da obesidade. Um estudo recente identificou uma mutação genética específica, associada ao gene SMIM1, que está diretamente relacionada ao ganho de peso em homens e mulheres.

De acordo com a renomada revista Med, os pesquisadores utilizaram dados do UK Biobank para investigar como essa mutação impacta o metabolismo. Eles descobriram que indivíduos portadores da mutação podem carregar até 4,6 quilogramas a mais, dependendo do sexo. Essa descoberta não apenas lança luz sobre as complexas causas da obesidade, mas também abre novas perspectivas para o tratamento personalizado da condição.

O estudo, liderado pelo Dr. Mattia Frontini, concentrou-se em analisar o impacto do gene SMIM1 no peso corporal. Ao comparar indivíduos com duas cópias defeituosas do gene com aqueles sem a mutação, os pesquisadores observaram que as mulheres com a mutação pesavam aproximadamente 4,6 quilogramas a mais, enquanto os homens apresentavam um peso adicional de 2,4 quilogramas.

Segundo o Dr. Frontini, a mutação genética SMIM1 defeituosa prejudica a função da tireoide e reduz o gasto energético, o que leva ao acúmulo de gordura mesmo com uma ingestão de alimentos semelhante.

A importância desse estudo e suas implicações para o tratamento da obesidade foram destacadas pelo Dr. Philipp Scherer, da Universidade de Texas Southwestern Medical Center. Ele elogiou a pesquisa por identificar uma mutação genética específica associada à obesidade e ressaltou seu potencial para impulsionar investigações adicionais sobre opções de tratamento.

Dr. Scherer afirmou à CNN: “É um estudo empolgante porque coloca um novo gene no mapa. É um gene real, ao invés de apenas um locus genômico com uma mutação em algum lugar que não entendemos… Acreditamos que estamos olhando para um gene aqui que podemos estudar mais a fundo.”

O Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais enfatizou a natureza multifacetada da obesidade, que é influenciada por escolhas de estilo de vida, genética e fatores ambientais. Enquanto a pesquisa genética avança, o Dr. Scherer recomendou os medicamentos GLP-1 como a abordagem mais eficaz atualmente para o tratamento médico da obesidade, alertando contra estratégias extremas de dieta.

O Dr. Frontini sugeriu que indivíduos com a mutação SMIM1 poderiam se beneficiar de medicamentos para a tireoide, um tratamento comum para disfunção tireoidiana. Estudos futuros têm como objetivo explorar essa possibilidade por meio de ensaios clínicos randomizados, visando melhorar a qualidade de vida com uma abordagem de tratamento acessível e segura.

Em resumo, a descoberta dessa mutação genética vinculada à obesidade representa um avanço significativo no conhecimento científico sobre a condição e abre caminho para estratégias de tratamento mais eficazes e personalizadas. Espera-se que futuras pesquisas e ensaios clínicos levem a avanços concretos no combate à obesidade e na melhoria da saúde de milhões de indivíduos em todo o mundo.