Presidente da França concede comenda da Legião de Honra a Marco Antonio Zago

Por Redação
2 Min

O presidente da França, Emmanuel Macron, concedeu ao presidente da FAPESP, Marco Antonio Zago, o grau de Cavalheiro da Ordem Nacional da Legião de Honra por sua contribuição ao estreitamento das relações entre o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) e a FAPESP, bem como pelo seu apoio à criação do duplo diploma em direito entre a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Lyon 3 e à instalação do Institut Pasteur de São Paulo.

A Légion d´honneur foi instituída por Napoleão em 1802 e é concedida a estrangeiros e franceses por “méritos excepcionais” e serviços prestados à França ou a seus ideais. O embaixador da França ressaltou a atuação de Zago no Centro de Terapia Celular (CTC) da USP e sua constante colaboração com a França em várias iniciativas.

Zago destacou suas relações com a ciência e o mundo acadêmico francês ao longo dos anos, mencionando projetos conjuntos e colaborações importantes na área da pesquisa médica. Ele também enfatizou seus esforços para promover a colaboração científica, tecnológica e cultural entre o Brasil e a França em diversas áreas.

Além disso, Zago mencionou a criação de programas conjuntos de pesquisa e iniciativas de intercâmbio entre instituições dos dois países. Ele encerrou seu discurso com o lema da Legião: Pátria e Honra.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso