Quanto vale a matemática para o Brasil? Essa é a temática da 5ª Conferência FAPESP 2024, que contará com a participação de Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O evento acontecerá na sexta-feira (28/06), das 10h às 11h30, no auditório da Fundação.
Segundo Viana, o avanço tecnológico está cada vez mais relacionado às ciências matemáticas. Em países desenvolvidos, as atividades econômicas vinculadas a essa ciência correspondem a 10% dos empregos e representam entre 15% e 18% do PIB, com um crescimento contínuo. Mesmo que no Brasil o impacto da matemática na economia ainda seja baixo, há uma oportunidade significativa de crescimento.
Nos últimos 70 anos, o Brasil construiu uma comunidade matemática sólida, com instituições de pesquisa de renome internacional, alcançando o grupo 5 da União Matemática Internacional. Para Viana, essa experiência precisa se expandir para além do ambiente acadêmico, alcançando o setor produtivo e a gestão pública, transformando a matemática em negócios e desenvolvimento.
Leia Também
Marcelo Viana, especialista em Sistemas Dinâmicos, é reconhecido internacionalmente. Recebeu diversos prêmios acadêmicos e foi condecorado pela Presidência da República. Além disso, é membro de diversas Academias de Ciências ao redor do mundo.
Para mais informações e inscrições na conferência, acesse: https://fapesp.br/16640/quanto-vale-a-matematica-para-o-brasil.
Informações da Agência FAPESP