A FAPESP renovou um acordo de cooperação científica e tecnológica com a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC) por mais cinco anos. Essa parceria permite o financiamento conjunto de projetos de pesquisa em áreas de interesse comum entre cientistas de São Paulo e da China. Recentemente, foi lançada uma chamada de proposta focada no combate às mudanças climáticas, e um novo edital está sendo elaborado para apoiar projetos colaborativos na área de agricultura de precisão.
Durante o encontro na sede da NSFC em Beijing, o vice-presidente da entidade, Lan Yujie, ressaltou a importância da colaboração internacional e expressou o desejo de expandir a cooperação, abrangendo novas áreas como biodiversidade e oceanografia, além de aumentar os investimentos. A FAPESP também demonstrou interesse em ampliar os temas de pesquisa, incluindo saúde, Amazônia e inteligência artificial.
A colaboração entre empresas de São Paulo e da China também deve ser explorada nos próximos anos, com destaque para a 2ª edição da FAPESP Week China, que acontecerá em Shenzhen e Dongguan. Nesse evento, pesquisadores e representantes de empresas participarão de discussões e visitas a importantes companhias chinesas, como a fabricante de carros elétricos BYD e a BGI na área de genômica.
Leia Também
A programação incluirá um workshop sobre agricultura de precisão, organizado com o apoio da NSFC, visando a definição do escopo da próxima chamada de proposta conjunta. A cooperação entre FAPESP e NSFC facilita a interação entre as agências, que também têm como foco o apoio a jovens pesquisadores e cientistas mulheres para promover a equidade de gênero na ciência.
Para mais informações sobre a FAPESP Week China, acesse o link: fapesp.br/week/2024/china.
Informações da Agência FAPESP