Filtro restringe conteúdo político no Instagram e Threads

Por Redação
3 Min

O influenciador digital Keith Edwards, também conhecido como “estrategista democrata” em sua bio no Instagram, detectou um problema com o filtro da Meta para limitar conteúdo político no Instagram e no Threads. De acordo com Edwards, o filtro tem persistido em permanecer ativado, mesmo que os usuários tenham tentado desativá-lo. É como se o botão do filtro estivesse travado na posição ligada.

Andy Stone, diretor de comunicação da Meta, reconheceu o erro em uma postagem no Threads. Ele afirmou que a empresa estava ciente do problema e trabalhando para corrigi-lo. Em março, a Meta lançou este filtro como uma forma de oferecer aos usuários a opção de ver menos conteúdo político em suas redes sociais. No entanto, o filtro estava configurado para permanecer ativado por padrão, sem notificar adequadamente os usuários.

A configuração do filtro deveria ser controlada nas preferências de conteúdo do usuário. No entanto, após fechar o aplicativo, o filtro voltava automaticamente para a configuração padrão (ativada), o que motivou o alerta do influenciador.

Em sua postagem no Threads, Andy Stone admitiu o erro e afirmou que a Meta estava empenhada em solucionar o problema com o filtro. Em março, quando a Meta introduziu essa funcionalidade, a empresa enfatizou que não estava restringindo o conteúdo político no Instagram, mas apenas dando aos usuários a capacidade de controlar o conteúdo que desejavam ver.

Adam Mosseri, chefe do Instagram, explicou: “Nosso objetivo é preservar a capacidade das pessoas de escolher interagir com conteúdo político, respeitando ao mesmo tempo o apetite de cada pessoa por ele”. A Meta começou a implantar esse filtro no intuito de oferecer uma experiência mais personalizada aos usuários, permitindo-lhes filtrar o conteúdo político que desejam ver em suas redes sociais.

Após o lançamento, o filtro permanecia ativado por padrão, e o Instagram não notificou os usuários sobre essa alteração dentro do aplicativo. Uma página de suporte do Instagram detalha a forma como o filtro deve ser configurado:

1. A opção relativa ao conteúdo político pode ser encontrada no menu de perfil do usuário, nas preferências de conteúdo.
2. Os usuários têm a possibilidade de desativar a limitação das recomendações de conteúdo político.
3. No entanto, ao alterar a configuração e fechar o aplicativo, a opção voltava automaticamente para o padrão ativado, sem o consentimento do usuário.
Atualmente, a Meta está trabalhando para corrigir esse problema e garantir que os usuários possam controlar adequadamente suas preferências de conteúdo político no Instagram e no Threads. A transparência e o respeito às escolhas dos usuários são essenciais para promover uma experiência positiva nas redes sociais.

Compartilhe Isso