O fungo Trichoderma harzianum, um microrganismo que não causa doença em humanos, é protagonista de um estudo conduzido na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) em conjunto com a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP), ambas da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa resultou em uma substância capaz de destruir o biofilme dental, conhecido popularmente como placa bacteriana, responsável pela cárie dental, uma das doenças mais comuns no Brasil e no mundo.
O estudo revelou que as substâncias produzidas pelo fungo são enzimas que podem atacar os exopolissacarídeos presentes no biofilme, desintegrando-o. As pesquisadoras do estudo, Jéssica Peixoto Bem e Carolina Patrícia Aires, receberam apoio da FAPESP para desenvolver o projeto. A pesquisa detalhando os resultados foi publicada na revista científica Current Microbiology.
O Trichoderma harzianum é conhecido por sua capacidade de produzir enzimas, mesmo na presença de resíduos orgânicos. Estudos preliminares mostraram que resíduos industriais de frutas podem estimular a produção dessas enzimas pelo fungo. A possibilidade de desenvolver formulações de higiene oral contendo as enzimas de Trichoderma harzianum pode representar um avanço no combate à propagação bacteriana.
Além disso, o artigo publicado no Brazilian Journal of Oral Sciences indica que os rejeitos industriais da manga podem ser uma fonte potencial para a produção dessas enzimas degradadoras de biofilmes pelo fungo. A importância do estudo se destaca diante dos dados alarmantes sobre saúde bucal, onde milhões de pessoas sofrem de doenças bucais, principalmente cárie, que afeta um grande número de indivíduos em todo o mundo. A pesquisa aponta para uma nova perspectiva no tratamento e prevenção das doenças bucais, especialmente por meio da destruição de biofilmes.
Para acessar o artigo Mutanase from Trichoderma harzianum inductively Produced by Mutan: Short-Term Treatment to Degrade Mature Streptococcus mutans Biofilm, clique aqui: https://link.springer.com/article/10.1007/s00284-023-03417-7.
E o artigo Mango peel as a potential enzyme inducer in Trichoderma harzianum: a strategy for cariogenic biofilm degradation and reuse of industrial waste pode ser lido em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/bjos/article/view/8672955.
Informações da Agência FAPESP