Nova ferramenta verifica similaridades entre currículos Lattes de candidatos e avaliadores

Por Redação
2 Min

O Laboratório de Biologia de Sistemas Computacional (CSBL) desenvolveu o Conflitulus Lattes, uma ferramenta para checar se há artigos e projetos em comum entre os currículos Lattes dos candidatos e dos avaliadores, evitando conflitos de interesse em bancas de mestrado e doutorado.

O CSBL está vinculado ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP).

A ferramenta foi idealizada por Helder Nakaya, pesquisador sênior do Hospital Israelita Albert Einstein e líder do CSBL. A plataforma oferece uma triagem inicial de potenciais conflitos de interesse, facilitando a análise de vínculos profissionais e colaborativos entre os participantes.

Segundo Nakaya, Conflitulus Lattes pode ajudar a economizar bastante tempo dos usuários da Plataforma Lattes. Todos os interessados podem usar a ferramenta de forma gratuita. Para isso, há um sistema de login e aprovação de cadastro. Os usuários podem carregar e analisar múltiplos currículos Lattes de candidatos e avaliadores; identificar rapidamente coautorias e colaborações em comum; e gerir relatórios de potenciais conflitos de interesse.

A ideia do Conflitulus Lattes surgiu após experiência pessoal de Nakaya. A solução veio ao criar um código computacional que cruzava as informações do currículo do pesquisador com os arquivos recebidos.

A plataforma foi criada usando a linguagem de programação Python para ler o arquivo XML exportado do Lattes e salvar os itens em uma tabela contendo as informações de publicações e projeto de cada pessoa. O Conflitulus Lattes já tem quase 2 mil pessoas cadastradas de todo o Brasil e vem recebendo elogios.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso