SAO JOAO
SAO JOAO

Empresas do PIPE buscam parcerias na China para impulsionar negócios

Por Redação
3 Min

Representantes de quatro startups apoiadas pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) estão participando esta semana da FAPESP Week China. Organizado em parceria com o China-Lac Technology Transfer Center (CLTTC), o evento ocorre nas cidades de Dongguan e de Shenzhen, um dos principais centros de inovação do Oriente.

Além de apresentações acadêmicas, a programação inclui visitas a laboratórios de pesquisa, universidades e grandes empresas chinesas, como BYD (fabricante de veículos elétricos), Huawei (multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações) e BGI (fornecedora de equipamentos e serviços de sequenciamento genômico e, atualmente, a maior organização de pesquisa na área). Cerca de 150 empresas chinesas já se inscreveram para assistir às apresentações previstas para ocorrer hoje (28/06) e amanhã (29/06).

Entre os integrantes da delegação brasileira está Rodrigo Junqueira, vice-presidente de Programas e Negócios Internacionais da Ocellott, empresa que atua na área de eletrificação aeronáutica. A startup sediada em São José dos Campos, interior de São Paulo, foi uma das selecionadas em uma chamada de propostas lançada pela FAPESP em abril, com critérios de internacionalização estabelecidos.

Outra startup selecionada no edital foi a Onkos, sediada em Ribeirão Preto, dedicada a desenvolver exames diagnósticos moleculares, com apoio do PIPE. A empresa criou uma tecnologia para analisar tumores de tireoide que pode auxiliar a reduzir o número de cirurgias desnecessárias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para Ronaldo José Durigan Dalio, fundador da Ideelab Biotecnologia, de Piracicaba, o propósito da viagem é entender como funciona a agricultura chinesa e mapear oportunidades para trabalhar com tecnologias voltadas ao setor.

Fernando Nicodemos, da NCB – Sistemas Embarcados, de São José dos Campos, também foca na área agrícola, desenvolvendo equipamentos para liberação de insumos biológicos via drones e softwares de monitoramento.

Segundo Ana Paula Yokosawa, gerente-adjunta de Colaboração em Pesquisa da FAPESP, o evento na China tem como foco discutir o financiamento de pesquisa acadêmica em empresas.

A participação de empresas inovativas na FAPESP Week é uma tendência que veio para ficar, informa Patricia Tedeschi, gerente de Inovação da Fundação. O edital lançado em abril faz parte de um programa para promover a internacionalização de startups apoiadas pelo PIPE.

Mais informações sobre a FAPESP Week China em: fapesp.br/week/2024/china.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso
- Advertisement -