Participar de pesquisa sobre envelhecimento e fatores genéticos na USP: voluntários são procurados

Por Redação
2 Min

Um estudo do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL) está recrutando voluntários idosos com mais de 100 anos para analisar os processos biológicos que influenciam uma vida longa e saudável. O CEGH-CEL faz parte do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). A pesquisa é coordenada por Mateus Vidigal de Castro, pesquisador do CEGH-CEL, com apoio do Projeto Temático da FAPESP liderado pela professora Mayana Zatz, do IB-USP.

O objetivo do estudo é identificar biomarcadores relacionados à longevidade saudável, investigando fatores genéticos, celulares e moleculares em indivíduos com mais de 100 anos que envelheceram com saúde. Para isso, estão sendo recrutados idosos brasileiros centenários que mantêm uma boa qualidade de vida, são independentes funcionalmente, têm poucas ou nenhuma doença crônica debilitante e possuem boa capacidade cognitiva. Os participantes realizarão uma coleta de sangue para análise.

A pesquisa envolve entrevistas detalhadas com o voluntário e seus familiares, coletando informações sobre genealogia, história de vida, saúde e hábitos. Posteriormente, o sangue coletado será analisado em laboratório para estudos genéticos e imunológicos. Os voluntários serão acompanhados anualmente para atualização de seu estado de saúde, permitindo uma análise contínua dos fatores que contribuem para a longevidade saudável.

O estudo pode fornecer informações valiosas sobre os mecanismos biológicos relacionados à longevidade saudável, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas que visam retardar ou mitigar os processos de envelhecimento não saudáveis. Os interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato através do e-mail dnalongevo@usp.br.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso