O Brasil alcançou no último domingo (30) a temperatura mais baixa do ano, com o município de Urupema, em Santa Catarina, sendo o responsável por esse registro. Segundo o Climatempo, a estação de monitoramento de Epagri/Ciram registrou -7,2°C às 6h da manhã.
Com o frio intenso, a cidade também enfrentou uma grande geada e a sensação térmica no ponto mais alto, no Morro das Antenas, chegou a 20 graus negativos.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa onda de frio é resultado da passagem de uma frente fria que chegou à região centro-sul entre a sexta-feira (28) e o sábado (29).
Leia Também
O Inmet prevê temperaturas extremas no Sul neste fim de semana, com previsão de temperatura entre 0°C e 5°C nas madrugadas, iniciando no sábado (29) e se estendendo até a segunda-feira (1). Há ainda a possibilidade de temperaturas negativas entre 0°C e -5°C em áreas da campanha e nas serras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.
As geadas terão início entre a noite e a madrugada nas áreas mais frias no domingo (30) e na segunda (1°). No dia 1°, o Inmet projeta um frio intenso nas áreas de baixada, não descartando a possibilidade de geada entre terça (2) e quarta-feira (3).
Segundo o Inmet, as geadas serão amplas e podem variar de moderada a muito forte, com destaque para o domingo (30), onde o fenômeno será de forte a muito forte nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, extremo sul do Paraná e na Região Campanha, no oeste gaúcho.
Portanto, a população da região Sul do Brasil deve se preparar para enfrentar baixas temperaturas e possíveis impactos causados pelo frio intenso e pelas geadas. É importante garantir medidas de prevenção e proteção para minimizar os efeitos desse clima rigoroso.