FAPESP Week China reúne líderes acadêmicos, políticos e diplomáticos em Dongguan: Abertura do evento

Por Redação
3 Min

A cerimônia oficial de abertura da FAPESP Week China foi realizada na sexta-feira (28/06), na cidade de Dongguan, província de Cantão (Guangdong). Organizado em parceria com o China-Lac Technology Transfer Center (CLTTC), o evento reuniu lideranças políticas, diplomáticas e acadêmicas de ambos os países e marcou o início da Conferência sobre Intercâmbio de Tecnologia e Desenvolvimento de Cooperação China-América Latina.

Durante a cerimônia, Zhuang Jia, vice-diretora do Departamento de Cooperação Internacional do Ministério de Ciência e Tecnologia da China, destacou a importância da cooperação em ciência e tecnologia entre China e Brasil, ressaltando que ambos são parceiros estratégicos. Ele também enfatizou o compromisso em impulsionar uma plataforma de cooperação para benefício mútuo.

O conselheiro do Centro de Intercâmbio em Ciência e Tecnologia da China, Fu Gui, mencionou a relação baseada em igualdade e respeito mútuo entre China e Brasil, destacando a complementaridade entre os dois países em setores como mudança climática, segurança alimentar e governança global de tecnologia.

Gong Jianwen, inspetor do Departamento de Ciência e Tecnologia da Província de Cantão, ressaltou a importância da região, que possui forte capacidade de inovação e vasto potencial de cooperação científica com a América Latina em diversas áreas, como energia, saúde e agricultura.

O cônsul-geral do Brasil em Cantão, Alan Coelho de Sellos, destacou a importância da parceria entre Brasil e China, ressaltando as oportunidades de colaboração em áreas como biotecnologia, nanotecnologia e energia renovável.

Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, enfatizou o potencial de cooperação entre os dois países em desafios estratégicos, como inteligência artificial e tecnologias quânticas. Ele destacou as oportunidades e complementaridades existentes entre Brasil e China.

O diretor-geral do Escritório de Cooperação Internacional, Zhang Yongtao, destacou a colaboração em andamento com agências brasileiras e apontou a área de agricultura como um setor crucial para futuras parcerias.

A FAPESP Week China visa promover a colaboração científica e tecnológica entre a China e países da América Latina e do Caribe, com foco em inovação tecnológica e transferência de tecnologia. O evento é fruto de um acordo assinado entre a FAPESP e o CLTCC em 2023, com o objetivo de financiar conjuntamente projetos de pesquisa. Para mais informações, acesse fapesp.br/week/2024/china.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso