O Programa BIOTA FAPESP lançou uma chamada de propostas para financiar projetos de pesquisa de síntese de conhecimento em biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O objetivo é apoiar projetos inovadores que gerem novas ideias a partir da análise de dados existentes.
Os projetos devem ser submetidos por grupos de trabalho colaborativos, que reúnam membros brasileiros e estrangeiros, para abordar uma ampla gama de questões de biodiversidade em diferentes escalas espaciais e temporais.
Essa iniciativa faz parte do plano estratégico do Programa BIOTA 2030, que busca inovar e lidar com os desafios atuais, promovendo transições sustentáveis em sistemas socioambientais. A ciência de síntese, foco da chamada, busca explorar novas ideias a partir da reanálise de dados existentes.
A chamada não financiará trabalhos de campo ou laboratório para a coleta de novos dados, já que o foco é a síntese de conhecimento. O apoio financeiro total da FAPESP para as propostas selecionadas é de até R$ 10 milhões, com duração máxima de 36 meses e orçamento máximo de R$ 600 mil.
Interessados em submeter propostas devem consultar a FAPESP para obter uma carta de elegibilidade e enviar as pré-propostas até 23 de setembro de 2024 para o e-mail biota@fapesp.br. Mais informações estão disponíveis em https://fapesp.br/16781.
Informações da Agência FAPESP