Bolsistas da FAPESP premiados em competição da USP com fotomicrografias de alta qualidade

Por Redação
2 Min

Imagens captadas pelos engenheiros de materiais João Felipe Queiroz Rodrigues e Otávio Henrique Borges foram premiadas, respectivamente, com o segundo e terceiro lugar no 22º Concurso MetMat de Fotomicrografias.

Realizado pelo Departamento de Engenharia de Metalurgia e Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e patrocinado pela empresa Gerdau, o prêmio busca divulgar o trabalho de profissionais e estudantes na área de engenharia e ciência dos materiais por meio de imagens obtidas por microscopia. Além de valor técnico-científico, o material também pode ser apreciado por sua beleza e características estéticas.

Intitulada Girassóis Eutéticos, a imagem de microscopia eletrônica captada por Rodrigues retrata uma liga de alta entropia constituída por seis elementos químicos processada pela técnica de crescimento direcional em equipamento Bridgman no Laboratório de Metalurgia Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A próxima etapa da pesquisa é investigar as características cristalográficas das fases presentes nas amostras utilizando técnicas avançadas de caracterização, tais como a microscopia eletrônica de transmissão”, complementa Rodrigues.

Já a captação de Otávio Borges, intitulada Os Espinhos nos Campos de Espinelas, apresenta um agregado comercial de magnésia-cromo eletrofundido onde se vê uma matriz do mineral periclásio (verde) cravejada com precipitados de espinélios (um tipo de mineral) de composição complexa (lilás).

O Concurso MetMat de Fotomicrografias é aberto a participantes de qualquer tipo de instituição, seja empresarial, de ensino ou pesquisa, que use métodos de microscopia para observação de materiais. As imagens são avaliadas por sua significação técnico-científica, estética e potencial para revelar aspectos inesperados da matéria.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso