Lupita Nyong’o, atriz nascida no México e criada no Quênia, desponta como uma das mais talentosas de sua geração. Vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2014 e indicada ao Tony de Melhor Atriz em 2015 pela peça de teatro “Eclipsed”, Nyong’o se destaca não apenas pela atuação, mas também como diretora e escritora do livro infantil “Sulwe”, que alcançou o status de best-seller do New York Times.
Seu percurso começou em Hollywood como assistente de produção, mas foi com o curta “East River” em 2008 que sua carreira como atriz decolou. Desde então, ela colecionou diversos trabalhos de sucesso que a consolidaram como uma das estrelas mais brilhantes da indústria cinematográfica.
Diante de sua trajetória de destaque, vale a pena destacar os cinco filmes que marcaram a carreira de Lupita Nyong’o. Confira!
“Um Lugar Silencioso: Dia Um” (2024)
O novo filme, que se apresenta como uma prequela da famosa série de terror “Um Lugar Silencioso“, conta a história de Sam, vivida por Lupita Nyong’o, uma mulher com uma doença terminal que luta para sobreviver aos ataques de alienígenas letais que se orientam pelo som. Diferentemente dos filmes anteriores da série, este é dirigido por Michael Sarnoski e traz no elenco nomes como Joseph Quinn, Alex Wolff e Djimon Hounsou.
“Pequenos Monstros” (2019)
Se você gosta de filmes que mesclam terror com comédia, “Pequenos Monstros” pode ser uma ótima escolha. Com direção de Abe Forsythe, o longa é mais um sucesso do gênero zumbi e tem em Lupita Nyong’o a professora de jardim de infância Miss Caroline, que se vê envolvida em um apocalipse zumbi durante uma excursão escolar.
“Nós” (2019)
Sob a direção de Jordan Peele, de “Corra!”, este filme de terror e suspense acompanha a família Wilson em um fim de semana tranquilo na praia que se transforma em pesadelo quando são atacados por seres idênticos a eles. Lupita Nyong’o interpreta Adelaide Wilson e sua doppelgänger Red, cativando a crítica e o público com sua atuação brilhante.
“Pantera Negra” (2018)
Além dos filmes de terror, Nyong’o marcou presença em “Pantera Negra“, um sucesso da Marvel dirigido por Ryan Coogler. Na trama, que se passa no reino de Wakanda, Lupita Nyong’o dá vida a Nakia, uma espiã e interesse amoroso do protagonista T’Challa, o Pantera Negra.
“12 Anos de Escravidão” (2013)
Este filme, dirigido por Steve McQueen, marcou a estreia de Lupita Nyong’o nas telonas e lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Baseado em uma história real, a trama retrata a trajetória de um homem negro livre enganado e vendido como escravo, culminando em 12 anos de sofrimento e injustiça. Nyong’o interpreta Patsey, uma escrava atormentada pelos abusos a que é submetida.
Em suma, a carreira de Lupita Nyong’o é marcada por performances arrebatadoras e uma versatilidade que a coloca no topo da indústria cinematográfica. Seus filmes são um testemunho de sua brilhante jornada como atriz e artista multifacetada.