A FAPESP e outras 15 instituições de fomento de diferentes países ou de alcance global lançaram, no âmbito do Belmont Forum, a Chamada Regional da África (ARC) 2024.
O edital busca enfrentar os desafios da vulnerabilidade climática no continente africano, exacerbados pela interação de múltiplos fatores estressantes e pela baixa capacidade adaptativa regional. Nove dos dez países mais vulneráveis às mudanças climáticas do mundo estão localizados na África Subsaariana. A situação é agravada por desafios de desenvolvimento existentes, como pobreza endêmica, governança complexa e limitado acesso a capital e tecnologia.
A chamada é parte dos esforços de agências de financiamento do continente para apoiar os objetivos da União Africana em clima, meio ambiente e sustentabilidade, bem como as áreas prioritárias da Agenda 2063 (14 iniciativas voltadas a desenvolver a economia do continente africano).
Leia Também
As propostas de pesquisa e os consórcios devem incluir perspectivas das ciências sociais e humanas, assim como das ciências naturais e físicas. Devem também envolver efetivamente atores sociais, usando abordagens participativas, cocriação, codesenvolvimento e coimplementação. As propostas devem atender pelo menos dois dos três temas a seguir, buscando conexões transversais entre eles: 1) Nexus Água-Energia-Alimentos-Saúde; 2) Poluição; 3) Preparação, Resposta e Recuperação de Desastres.
O total de recursos disponibilizados pela FAPESP é de R$ 7 milhões e os projetos selecionados poderão ter duração de até 36 meses. Na FAPESP, as propostas devem atender às condições gerais da modalidade Auxílio à Pesquisa Regular, observando-se as excepcionalidades descritas na chamada.
Proponentes do Estado de São Paulo devem ser pesquisadores estabelecidos com um histórico comprovado de participação em projetos internacionais interdisciplinares nos temas abordados na chamada.
A data-limite para a consulta de elegibilidade na FAPESP pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe) é 31 de julho. O prazo para a submissão de pré-propostas (somente ao Belmont Forum) vai até 31 de agosto. Já a data-limite para a submissão de propostas completas ao Belmont Forum e à FAPESP é 31 de dezembro.
A chamada está publicada em: fapesp.br/16811.
Informações da Agência FAPESP