A professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) foi indicada pelo American College of Sports Medicine (ACSM) para o prêmio “Emerging Inspiring Leader” (Líder Inspiradora Emergente) na área de pesquisa sobre exercício, nutrição e ossos.
A indicação se baseia nos resultados de um projeto apoiado pela FAPESP por meio do programa Jovens Pesquisadores. Intitulada “A resposta óssea ao exercício e nutrição: um programa de pesquisa translacional explorando aspectos clínicos e mecanísticos”, a pesquisa estuda a interação entre nutrição e exercício na saúde e desempenho de diversos grupos, desde atletas de elite até populações clínicas.
O objetivo é implementar uma linha de pesquisa e um grupo de estudo que servirá como um centro de excelência internacionalmente reconhecido para pesquisas que investigam o osso, a resposta ao exercício e à nutrição, juntamente com as aplicações clínicas dessa abordagem.
“Tenho foco específico na saúde musculoesquelética, na regulação e disponibilidade energética, bem como na fisiologia específica de atletas femininas”, conta a professora da FM-USP, que também orienta o programa de pós-graduação “Ciências do Sistema Musculoesquelético”.
Dolan recebeu o prêmio no congresso da ACSM em Boston, Estados Unidos, no fim de maio.
Informações da Agência FAPESP