Um dos setores mais afetados pelo apagão cibernético ocorrido nesta sexta-feira (19) foi o da aviação, com quase 1.400 voos cancelados em diversos países ao redor do mundo. De acordo com a empresa de análise de aviação Cirium, até às 7h da manhã, 1.390 viagens foram canceladas. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos, como Delta, United e American Airlines, suspenderam seus voos devido a “problemas de comunicação”, informados pela Administração Federal de Aviação (FAA).
Nos Estados Unidos, foram cancelados 512 voos, na Alemanha 92 e na Índia 56. Na Itália, pelo menos 45 voos foram suspensos, juntamente com 21 no Canadá. A Ryanair, maior empresa aérea da Europa, pediu aos passageiros para chegarem aos aeroportos com três horas de antecedência a fim de amenizar o transtorno.
A Turkish Airlines relatou que 84 voos foram cancelados devido a falhas nas telecomunicações. Enquanto a AJet, braço de baixo custo da companhia, enfrentou problemas na emissão de bilhetes, reservas e atendimento dos call centers online. Problemas semelhantes foram registrados nos aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amsterdã-Schiphol, na Holanda, Hong Kong e em todos os aeroportos da Espanha.
O aeroporto de Zurique, o maior da Suíça, também suspendeu os pousos devido ao apagão cibernético. A causa do incidente foi uma atualização em um software da empresa Crowdstrike, que afetou os sistemas de check-in e outros processos, os quais precisaram ser realizados manualmente em alguns casos. O importante ressaltar que não houve riscos para a segurança das aeronaves, conforme informações obtidas por O Globo.
No Brasil, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, ainda não foram registrados cancelamentos de voos nos aeroportos do país. No entanto, os impactos do apagão cibernético podem trazer problemas para as operações aéreas por aqui. A Azul Linhas Aéreas informou que alguns voos podem sofrer atrasos devido à intermitência no sistema global de gestão de reservas.
A orientação da empresa é para que os passageiros com voos agendados para sexta-feira cheguem com antecedência ao aeroporto e busquem o balcão de atendimento da empresa caso ainda não tenham realizado o check-in. A GOL declarou que suas operações e sistemas não foram afetados pelo apagão até o momento, enquanto a Latam não respondeu aos questionamentos feitos pela CNN sobre a situação.
O caos nos aeroportos causado pelo apagão cibernético demonstra a vulnerabilidade dos sistemas de comunicação da aviação e a necessidade de investimentos em segurança cibernética para evitar futuros incidentes similares. A coordenação entre as companhias aéreas, agências reguladoras e empresas de tecnologia é essencial para garantir a integridade e eficiência dos serviços prestados, assegurando assim a tranquilidade e segurança dos passageiros.