O esporte e os videogames sempre estiveram intrinsecamente ligados ao longo da história. Muitos dos esportes presentes nas Olimpíadas serviram de inspiração para jogos famosos, como aqueles que fizeram enorme sucesso no Nintendo Wii, Playstation e Xbox. No entanto, há décadas atrás, um esporte não tão popular entre os jogadores de videogame conquistava fãs no clássico Atari: o decatlo.
O decatlo foi lançado pela empresa Atari em 1983, através do jogo “Decathlon”, desenvolvido pela Activision Blizzard. O objetivo era simples: os jogadores poderiam competir em dez provas distintas que compunham a competição de atletismo. Essas provas incluíam desde salto em distância até corridas de diferentes distâncias, como os 100, 400 e 1.500 metros rasos.
A desafiadora proposta do jogo residia na mecânica de controle, já que o joystick do Atari 2600 era composto por um único botão em uma base. Os jogadores precisavam movimentar esse botão constantemente para alcançar o desempenho necessário nas diferentes modalidades. Era uma tarefa que exigia habilidade e resistência por parte dos jogadores, o que tornava a experiência ainda mais desafiadora e divertida.
Nos jogos de corrida, por exemplo, era fundamental manter a barra de velocidade sempre cheia para que o corredor pudesse avançar rapidamente. Essa tarefa demandava movimentos rápidos e contínuos no controle, levando os jogadores ao extremo. Nas provas de salto, como salto em distância e salto com vara, a precisão e a velocidade também eram essenciais para garantir o sucesso.
No entanto, o grande desafio do “Decathlon” era o fato de ser conhecido como o “destruidor” de joysticks do Atari. A intensidade dos movimentos necessários para jogar resultava muitas vezes na quebra dos controles, deixando os jogadores sem opções para continuarem a competir. Mesmo assim, os gamers persistiam em superar seus limites para alcançar altas pontuações e conquistar as cobiçadas “medalhas” virtuais.
O jogo premiava os melhores jogadores com emblemas de tecido, enviando-os para aqueles que alcançassem determinadas pontuações. O sistema de premiação era baseado nas pontuações obtidas, sendo que 8,6 mil pontos equivalem a uma medalha de bronze, enquanto 9 mil rendiam uma de prata e 10 mil garantiam a tão desejada medalha de ouro. Era uma forma de reconhecer e incentivar a dedicação dos jogadores em busca de desafios cada vez maiores.
Com o passar dos anos, outros jogos de atletismo foram inspirados no clássico “Decathlon”, como o “Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020” e o “Olympics Go! Paris 2024”. Esses jogos continuam a tradição de trazer a emoção e a competição dos esportes olímpicos para o mundo dos videogames, proporcionando novas experiências aos jogadores em cada lançamento.
Assim, fica evidente como a paixão pelos esportes e pelos videogames continua a influenciar e inspirar gerações de jogadores ao redor do mundo. O legado do “Decathlon” no Atari permanece vivo na memória dos fãs mais nostálgicos, enquanto novos jogos e competições surgem para manter viva essa conexão única entre o esporte e a tecnologia. Afinal, seja nas Olimpíadas reais ou nos jogos virtuais, o espírito de competição e superação sempre encontrarão um espaço para brilhar.