O livro Um naturalista no Antropoceno (Editora Unesp, 2023) foi um dos vencedores da 1ª edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. A obra, que reúne experiências de viagens a lugares inóspitos, como as ilhas de Galápagos, Bahamas e Bornéu, e descreve a jornada científica do autor, ficou em primeiro lugar na categoria “Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia”.
O autor é professor do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Rio Claro, e um dos diretores do Centro de Pesquisa em Biodiversidade e Mudanças do Clima (CBioClima) – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.
Em entrevista, ele mencionou que sua narrativa foi inspirada em textos de autores norte-americanos, como Edward O. Wilson (1929-2021) e Jared Diamond. Alguns dos capítulos estão vinculados a projetos financiados pela FAPESP.
Dedicado às áreas científicas, técnicas e profissionais, o Prêmio Jabuti Acadêmico é promovido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). A cerimônia ocorreu recentemente e consagrou os vencedores das 29 categorias, distribuídas nos eixos de Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. A lista completa dos premiados pode ser conferida no site oficial do prêmio.
Informações da Agência FAPESP