A diretoria da FAPESP recebeu nesta terça-feira (13/08) a visita do novo cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Richard Glenn, que assumiu o posto no fim de julho. Ele veio acompanhado de Darryl Turner, cônsul para Assuntos Econômicos, de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Saúde. O objetivo do encontro foi “reforçar os laços de parceria” com a Fundação.
Glenn ressaltou a importância da pesquisa científica e da parceria entre os Estados Unidos e o Brasil durante sua visita à FAPESP. O presidente da Fundação, Marco Antonio Zago, destacou os acordos de colaboração já firmados com instituições norte-americanas, incluindo a parceria com a National Science Foundation (NSF).
A relação entre a FAPESP e a NSF foi elogiada por Zago, que destacou a influência da NSF na criação da FAPESP. O diretor científico da FAPESP, Marcio de Castro Silva Filho, mencionou a visita agendada à sede da NSF em setembro e a crescente colaboração entre as instituições.
Leia Também
Durante a reunião, Concepta McManus Pimentel apresentou dados sobre a produção científica resultante da colaboração entre pesquisadores de São Paulo e dos Estados Unidos. A FAPESP é a principal financiadora dessas colaborações, que resultam em mais de 4 mil papers publicados anualmente.
O cônsul Richard Glenn mostrou interesse nas iniciativas da FAPESP e das universidades paulistas voltadas à inclusão, à equidade de gênero e ao combate das mudanças climáticas globais. Zago destacou a Iniciativa Amazônia+10, liderada pela FAPESP em parceria com o Confap, como exemplo desses esforços.
Além dos temas discutidos, a reunião contou com a presença de Raul Machado, assessor da Presidência da FAPESP.
Informações da Agência FAPESP