Destaque do centro brasileiro em teste de transferência de dados em larga escala chama atenção

Por Redação
2 Min

O Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (SPRACE) foi destaque no Data Challenge 2024, desafio que reuniu centros de computação colaboradores do Grande Colisor de Hádrons (LHC) no Worldwide LHC Computing Grid (WLCG). Localizado no campus de São Paulo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), o SPRACE é dedicado a pesquisas em física de altas energias.

O Data Challenge avalia a capacidade dos centros de lidar com volumes de dados sem precedentes, essencial para a preparação do High Luminosity LHC (HL-LHC) que começará a operar em 2029. Durante o desafio, os especialistas do SPRACE alcançaram uma alta taxa de transferência entre os clusters do centro em São Paulo e o Fermi National Accelerator Laboratory (FNAL) em Chicago, Estados Unidos.

Com uma infraestrutura de produção de 100 Gbps, o SPRACE utilizou 63% de sua capacidade de transmissão durante o teste, mantendo 37% disponíveis para suas atividades de pesquisa regulares. Além disso, o Data Challenge testou uma nova forma de autenticação por tokens, que substituirá os certificados x509 atualmente utilizados, com contribuição significativa do SPRACE.

Os resultados positivos do desafio demonstram o empenho dos centros de pesquisa e universidades colaboradores do WLCG, conforme destacado pelo diretor do SPRACE, Sergio Ferraz Novaes. A próxima fase de testes está prevista para 2026, antecedendo o início das operações do HL-LHC em 2029.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso