A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançaram recentemente a edição 2024 da chamada Biodiversity on a Changing Planet (BoCP). O prazo para o envio de propostas vai até 5 de setembro.
O programa BoCP busca projetos de pesquisa interdisciplinares que abordem grandes desafios na ciência da biodiversidade dentro de um contexto sem precedentes nas mudanças ambientais globais, incluindo as mudanças climáticas. As crescentes taxas de perda de espécies requerem novos conhecimentos sobre como a diversidade funcional dos organismos interage e responde às mudanças ambientais.
O BoCP busca uma abordagem abrangente e integrativa para a compreensão da biodiversidade planetária em uma perspectiva funcional. Promover uma compreensão abrangente da biodiversidade funcional requer uma abordagem altamente integrativa – incluindo a consideração de dimensões espaciais e temporais desde o nível do organismo até do ecossistema e desde escalas temporais recentes até profundas.
Por meio da chamada, a FAPESP se compromete a financiar até cinco Auxílios na modalidade Regular (APR) e até três nas modalidades Temático ou Jovem Pesquisador. O valor total disponibilizado pela Fundação é de R$ 15,5 milhões.
Será permitida a solicitação de bolsas em condições específicas indicadas na chamada – inclusive a solicitação de bolsas de pós-doutorado ou treinamento técnico nível 5 (TT-5) em conjunto com os Auxílios à Pesquisa – Regular.
A chamada também é apoiada por agências de fomento à pesquisa da China (NSFC) e da África do Sul (NRF), possibilitando a submissão de projetos multilaterais, desde que contem com um pesquisador sediado nos Estados Unidos.
As propostas devem ser submetidas à FAPESP pelo pesquisador responsável no Estado de São Paulo e à NSF pelo responsável nos Estados Unidos. Apenas pesquisadores do Estado de São Paulo são elegíveis para submeter propostas à FAPESP.
O edital pode ser consultado em: fapesp.br/16768.
Informações da Agência FAPESP