Na madrugada de terça (20) para quarta-feira (21), Saturno estará encoberto pela Lua, em uma espécie de “eclipse” – que, na verdade, se chama ocultação lunar. Segundo o site In-The-Sky.org, o evento será visível na América Latina, no Caribe, parte da África e Europa. No Brasil, será possível observar nas regiões centro-oeste, norte e nordeste.
Para os observadores em Fortaleza (CE), Saturno começará a desaparecer atrás da Lua às 22h28, no céu oriental, a uma altitude de 54º. O planeta voltará a aparecer às 23h33, a uma altitude de 70º. O Almanaque Astronômico Brasileiro 2024 apresenta os horários de observação para a capital de cada um dos 18 estados participantes desse evento.
É importante mencionar que os horários presentes no Almanaque estão em UTC (Coordenadas Universais de Tempo). Portanto, é necessário subtrair três horas para obter o horário de Brasília.
Embora a ocultação lunar de Saturno não seja visível em todo o Brasil, as pessoas ainda poderão apreciar a conjunção astronômica entre os dois corpos celestes, que ocorrerá por volta da meia-noite. Na constelação de Aquário, a Lua terá magnitude de -12.7, enquanto Saturno terá magnitude de 0.6.
As ocultações lunares são visíveis apenas em uma pequena parte da Terra devido à paralaxe da Lua, que faz com que sua posição no céu varie dependendo da localização do observador. O mapa mostra onde a ocultação de Saturno será visível (em vermelho) e onde o reaparecimento ocorrerá (em azul).
Durante a realização da 17ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA) 2024, sediada no Brasil, ocorrerá a ocultação lunar de Saturno. O Observatório Nacional realizará a transmissão ao vivo e gratuita do evento, para que todos possam apreciar o fenômeno detalhadamente. A transmissão terá início às 20h30, no Canal do ON no YouTube.