Um incidente recente envolvendo um caminhão da Tesla na Califórnia está chamando a atenção para os desafios da transição para veículos elétricos. O acidente ocorreu na fronteira entre Nevada e Califórnia na última segunda-feira, 19 de agosto.
À medida que os EUA buscam eletrificar diferentes setores de transporte, como ônibus e trens, os caminhões semirreboques também estão sendo convertidos para a eletricidade. A Califórnia, líder nacional em compras de veículos elétricos, vê nos caminhões grandes uma oportunidade para reduzir a pegada de carbono do transporte. No entanto, o acidente está gerando um novo debate entre os legisladores estaduais.
Um dia após o ocorrido, os republicanos da Califórnia solicitaram ao governador Gavin Newsom que adiasse a implementação do mandato de veículos totalmente elétricos para grandes caminhões.
O acidente resultou em um incêndio no caminhão semirreboque, que colidiu com um grupo de árvores. Incêndios iniciados por baterias de íons de lítio, como as usadas em veículos elétricos, são conhecidos por serem difíceis de combater.
Esse incidente causou grandes fechamentos de estradas que duraram quase 16 horas. Foram necessários milhares de galões de água para resfriar a bateria até um nível seguro, enquanto as equipes esperavam que as células da bateria se apagassem.
A causa do acidente ainda está sendo investigada pela Patrulha Rodoviária da Califórnia, que informou que o motorista conseguiu sair do acidente e foi levado ao hospital. As autoridades estão considerando a possibilidade de que o motorista tenha adormecido ao volante.
Os republicanos expressaram suas preocupações sobre a prontidão do estado para o mandato e questionaram os planos para lidar com incêndios em caminhões elétricos em uma carta enviada. A Tesla utiliza frequentemente caminhões semirreboques elétricos para transportar baterias de veículos elétricos em trailers. No entanto, no caso do acidente, o caminhão não estava puxando um trailer, o que indica que o fogo foi alimentado pelas baterias do próprio caminhão.
Este não é o primeiro incidente envolvendo incêndios de baterias com a Tesla. Em 2022, baterias de armazenamento de energia da empresa pegaram fogo em uma concessionária local, resultando em outro fechamento de rodovia.
Para mais informações sobre o acidente, confira a publicação oficial do CHP Headquarters do Twitter.
Em conclusão, o acidente com o caminhão da Tesla na Califórnia trouxe à tona as preocupações em torno da transição para veículos elétricos, especialmente em relação à segurança e aos incêndios causados pelas baterias de íons de lítio. Enquanto a Califórnia busca impulsionar a adoção de caminhões elétricos para reduzir a pegada de carbono do transporte, questões como a prontidão do estado e a preparação para incidentes semelhantes continuam a ser debatidas entre os legisladores e a indústria automotiva.