O presidente da FAPESP e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram dois acordos para promover o compartilhamento de dados e estender a vigência do Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil (Profix-JD)
Os acordos foram firmados na sede da FAPESP. Além dos presidentes, participaram do evento os três integrantes do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP e assessores.
O primeiro acordo, formalizado por meio do Protocolo de Intenções CNPq-FAPESP nº 01/2024, busca promover o intercâmbio de conhecimentos, metodologias, informações e bases de dados. O protocolo enfatiza a colaboração em áreas como a caracterização e evolução do fomento à pesquisa, acompanhamento de ex-bolsistas e avaliação de impactos científicos, econômicos e sociais.
O segundo acordo é um termo aditivo que estende a vigência do Profix-JD até 2026. Lançado em parceria, o programa oferece bolsas de Pós-Doutorado para pesquisa em grupos de excelência em São Paulo.
Durante a assinatura dos acordos, foi ressaltada a importância de promover o intercâmbio de conhecimentos e a trajetória do CNPq e de seu atual presidente.
FAPESP e CNPq têm vários convênios e acordos de cooperação, incluindo o Programa Iniciativa Amazônia+10.
Informações da Agência FAPESP