Máscara inteligente detecta doenças através da respiração

Por Redação
3 Min

Uma descoberta inovadora realizada por uma equipe de pesquisadores do California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos, está revolucionando a forma como as doenças são diagnosticadas. Através da simples análise da respiração do paciente, é possível identificar sinais de diversas enfermidades, como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e infecções pós-Covid-19.

O equipamento criado por esses cientistas consiste em uma espécie de máscara tecnológica que analisa os químicos presentes na respiração em tempo real. Por exemplo, no caso da asma, a máscara monitora os níveis de nitrito, substância que indica inflamação das vias aéreas.

Uma das grandes vantagens desse novo método é a sua praticidade. Não é mais necessário que o paciente se desloque até uma clínica para realizar a coleta de amostras, além de reduzir significativamente o tempo de espera pelos resultados. Além disso, o equipamento é muito econômico, já que a estimativa da equipe é que cada máscara possa ser fabricada por apenas 1 dólar.

Os pesquisadores garantem que o uso da máscara não será problema, pois muitas pessoas seguem utilizando proteções faciais mesmo após o término da pandemia de Covid-19. Eles acreditam que essa aceitação generalizada das máscaras pode ser uma excelente oportunidade para o monitoramento remoto e personalizado da saúde dos indivíduos no conforto de suas casas ou escritórios.

O próximo objetivo da equipe é expandir a funcionalidade da máscara para incluir diferentes marcadores associados a diversas condições de saúde. Eles pretendem transformar o dispositivo em uma plataforma versátil de monitoramento da saúde dos pacientes em geral.

O funcionamento da máscara inteligente é bastante inovador e promissor. Primeiramente, o vapor da respiração é resfriado em um líquido. Em seguida, as amostras úmidas de respiração são resfriadas em baldes de gelo ou refrigeradores volumosos. Posteriormente, o líquido resultante é transportado para sensores, onde ocorre a análise dos componentes químicos presentes. Os resultados são então transmitidos para o telefone pessoal, tablet ou computador do paciente.

Esses avanços inovadores na área da saúde foram divulgados em um estudo publicado na renomada revista Science. A máscara inteligente desenvolvida pela equipe do Caltech promete revolucionar a forma como as doenças são diagnosticadas e acompanhadas, trazendo mais praticidade, eficiência e acesso à saúde para a população em geral.

Compartilhe Isso