A FAPESP realizou em 23 de agosto uma reunião técnica para apresentar o projeto Comunidade FAPESP de Inovação e o edital, lançado em 5 de agosto, destinado a selecionar organização da sociedade civil (OSC) para parceria nessa iniciativa. Propostas serão recebidas até 23 de setembro.
Participaram do encontro on-line representantes de 18 instituições. Na ocasião, os gerentes Tomás Bruginski de Paula (Relações Institucionais) e Patricia Tedeschi (Pesquisa para Inovação) destacaram a motivação da FAPESP para criar uma comunidade que reúna os empreendedores beneficiados pelo programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), além de pesquisadores e coordenadores de projetos apoiados por meio dos programas Centros de Pesquisa Aplicada (CPAs) e Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).
Eles explicaram que a criação da comunidade se insere em um conjunto de iniciativas da FAPESP para ampliar e diversificar os instrumentos de apoio aos projetos de inovação. Os gerentes também esclareceram dúvidas que foram encaminhadas previamente pelas instituições. Esse material está publicado no Portal da Transparência da FAPESP.
Os gerentes informaram aos participantes da reunião técnica que houve a necessidade de fazer retificação de alguns pontos do edital para torná-los mais claros. Essas alterações incluem a expansão do prazo de submissão de propostas das organizações da sociedade civil, que passou de 16 para 23 de setembro.
“A palavra-chave desse relacionamento é parceria. Há experiências em algumas instituições e no setor privado com OSCs, mas é uma novidade para a FAPESP e, portanto, um desafio institucional”, disse Bruginski de Paula durante a reunião.
A FAPESP vai selecionar apenas uma OSC, que poderá ou não atuar em rede com outras para execução futura do objeto do contrato. Serão em conta na seleção a estratégia para execução das metas e atividades previstas, a capacidade técnica e operacional da instituição proponente e sua eventual parceira, como a experiência do coordenador indicado para o projeto.
“Essa é uma forma de modernizar a linguagem e as formas de relacionamento da FAPESP com a comunidade de empresas apoiadas”, afirmou Tedeschi.
Além disso, serão avaliados se a instituição candidata conta com a capacidade de atração de parceiros e a adequação da proposta aos objetivos e ao valor de referência proposto pela FAPESP. As organizações candidatas passarão ainda por uma apresentação oral. Uma das exigências para a OSC selecionada é que deverá ter um profissional presencialmente na sede da FAPESP para atender ou encaminhar as demandas da comunidade de inovação.
A Comunidade FAPESP de Inovação buscará ainda maior aproximação com o ecossistema de inovação paulista, fortalecendo laços com o mercado financeiro e as instituições envolvidas no apoio ao empreendedorismo e ao suporte e financiamento de startups.
Outro objetivo é buscar melhores condições para o sucesso de empresas egressas do PIPE, por meio de instrumentos que facilitem seu acesso ao crédito e a investidores. Para isso, será preciso desenvolver nesses negócios o viés de mercado, integrando e aumentando as sinergias com o viés acadêmico e de pesquisa.
Ao final, busca-se mitigar as falhas de mercado no acesso ao crédito e ao investimento para empresas iniciantes intensivas em tecnologia e, assim, auxiliar a compor com outros atores e iniciativas a política pública de estímulo ao fortalecimento de uma indústria de capital de risco no Estado de São Paulo e no país.
Para ler o edital, acesse: fapesp.br/16960/edital-de-chamamento-publico-fapesp-gestao-de-comunidade-2024.
Informações da Agência FAPESP