Explorando a evolução da instrumentação astronômica brasileira: conheça a série que narra essa trajetória

Por Redação
2 Min

O grupo brasileiro ligado ao Telescópio Gigante Magalhães (GMT Brasil) divulgou o teaser da série Mirando as Estrelas, prevista para estrear ainda este ano. Dos mesmos criadores da série Fascínio do Universo, disponível no YouTube, o novo projeto convida a audiência a viajar pela história da instrumentação brasileira, com foco no GMT e na ciência por trás dele.

Os episódios contêm entrevistas de membros da comunidade nacional envolvidos nas construção desses equipamentos, que serão explorados por dentro a partir de modelos 3D e de ilustrações desenvolvidas pela equipe de produção.

O objetivo é apresentar a história da instrumentação astronômica no país e os principais projetos nacionais e internacionais com cientistas, engenheiros e técnicos brasileiros para o design e a fabricação de tecnologia de ponta para os telescópios mais importantes da atualidade.

A lista de convidados inclui Claudia Vilega Rodrigues, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Bruno Vaz Castilho e Luciano Fraga, ambos do Laboratório Nacional de Astrofísica; além de Claudia Mendes de Oliveira, Laerte Sodré Junior e Rafael Ribeiro, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP).

Os vídeos poderão ser assistidos pelo canal do GMT Brasil no YouTube.

Apoiado pela FAPESP desde 2014, o GMT será um dos membros da nova geração de megatelescópios. Permitirá explorar o passado do Universo até perto do Big Bang, quando as primeiras estrelas, galáxias e buracos negros estavam se formando.

Informações da Agência FAPESP

Compartilhe Isso