A Cylib, uma startup inovadora apoiada pela Porsche, está construindo uma grande usina de reciclagem de baterias na Alemanha, visando reduzir o desperdício de baterias de veículos elétricos que atingiram o fim de sua vida útil. As informações são da CNBC.
A instalação estará localizada em Dormagen, no estado federal da Renânia do Norte-Vestfália, e terá capacidade para processar até 12 mil toneladas métricas de baterias anualmente.
A nova usina da Cylib é projetada para se tornar a maior instalação de reciclagem de baterias de íons de lítio da Europa. Ela terá a capacidade de reciclar cerca de 30 mil toneladas de baterias por ano, superando a atual maior planta, a Hydrovolt, uma joint venture entre a fabricante sueca Northvolt e a empresa norueguesa Hydro.
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A construção da planta exigirá um investimento significativo de mais de 180 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão) e cobrirá uma área de 236 mil pés quadrados (aprox. 72 quilômetros quadrados).
A Cylib, fundada em 2022 pela empreendedora alemã Lilian Schwich, seu marido Gideon Schwich e Paul Sabarny, empregará técnicas avançadas de recuperação de lítio e grafite à base de água para reaproveitar materiais de baterias em fim de vida.
Recentemente, a empresa levantou 55 milhões de euros em financiamento, com investidores incluindo a Porsche Ventures, Bosch, DeepTech & Climate Fonds e o World Fund.
Parceria é crucial para viabilizar baterias recicladas
A nova instalação será crucial para a Porsche, que investiu na startup como parte de uma rodada de financiamento e usará as baterias recicladas produzidas pela Cylib.
Embora o envolvimento da Porsche ainda não tenha sido formalmente anunciado, um porta-voz da Cylib mencionou que os investimentos de parceiros estratégicos, como a Porsche, são essenciais.
A montadora está colaborando estreitamente com seus investidores na industrialização de processos e parcerias comerciais.
A construção da usina está ocorrendo em um terreno abandonado no Chempark, um espaço industrial que já abriga cadeias de suprimentos relevantes para a indústria química, o que torna a localização estratégica.
A Cylib planeja que a operação da fábrica comece em 2026, e Lilian Schwich, CEO da empresa, ressaltou a importância da produção em escala industrial para estabelecer uma infraestrutura de bateria robusta na Europa.
Schwich destacou que a reciclagem de baterias é um passo pioneiro na economia circular, demonstrando que o sucesso econômico pode coexistir com um impacto ambiental reduzido.