O professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP), foi homenageado pelo governador do Texas (Estados Unidos), Greg Abbott, com uma distinção honrosa, reconhecendo seu desempenho e relevância em pesquisas. Desde 2017, Abbott premia cerca de 20 pesquisadores por ano, tanto americanos quanto de outras nacionalidades.
A cerimônia de premiação ocorreu em agosto, na residência oficial do governador. Bagnato recebeu a distinção por seu trabalho no avanço da biofotônica e outras contribuições para a ciência, atuando no Estado do Texas.
Como coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), um CEPID da FAPESP sediado no IFSC da USP, Bagnato tem se destacado no cenário científico internacional.
Durante o evento, Abbott ressaltou a importância de atrair cientistas talentosos para o estado, fortalecendo as relações científicas entre o Texas e o Brasil.
Bagnato, membro de diversas academias científicas, expressou sua gratidão em ser reconhecido: “Tenho tido a sorte de contar com excelentes colaboradores que demonstram a excelência nacional e internacional do IFSC-USP todos os dias”.
O pesquisador planeja retornar em breve a São Carlos, no interior de São Paulo, mais experiente e humilde, pronto para enfrentar desafios ao lado de seus colegas no IFSC-USP.
Com expertise em física atômica, aplicações da óptica na saúde e estudos com átomos frios e condensados de Bose-Einstein, Bagnato também se dedica a pesquisas em fotodinâmica para o tratamento de câncer e controle microbiológico.
Informações da Agência FAPESP