Jogar games é uma atividade que atrai um grande número de pessoas em todo o mundo. A diversão proporcionada pelos jogos não tem idade e, por isso, existem tantas opções de entretenimento disponíveis no mercado. Uma das decisões mais importantes para os gamers é escolher entre jogar em consoles ou PC.
Existem diferentes tipos de consoles e cada um tem suas próprias vantagens, como portabilidade, catálogo de jogos exclusivos e o uso de apetrechos especiais. No entanto, há algumas questões que podem tornar os consoles menos atrativos do que um PC.
Uma das principais vantagens do PC sobre os consoles é a capacidade de baixar jogos de várias empresas e o controle total sobre as configurações gráficas da tela. Abaixo, confira quatro motivos para optar por jogar em um PC em vez de um console.
### Gerenciamento de gráficos
Jogos mais bonitos e cheios de cores podem representar um desafio maior para serem reproduzidos em uma máquina. O exemplo icônico de problemas gráficos é o jogo Cyberpunk 2077. Mesmo os gamers de PC, que geralmente possuem ótimas configurações, não estão livres de travamentos.
Em um console, como o Nintendo Switch, você não pode ajustar configurações específicas da máquina, como taxas de atualização, velocidade de clock de memória ou gráficos da placa de vídeo. Isso significa que se um jogo pesado congelar o dispositivo, como o Cyberpunk 2077, será difícil jogá-lo.
Por outro lado, no PC você tem mais controle sobre os gráficos, o que permite a reprodução de jogos exigentes que, de outra forma, travariam a máquina.
### Variedade de jogos e preços
Os jogos mais famosos geralmente pertencem a alguma das grandes empresas do setor, como Xbox, PlayStation e Nintendo. Se um jogo é lançado para uma dessas plataformas, será exclusivo dela. Por exemplo, se você tem um Nintendo Switch, não poderá jogar The Last of Us, jogo exclusivo do PlayStation.
No mundo dos PCs, no entanto, não existem essas restrições. Você pode baixar ou comprar jogos de qualquer empresa, o que amplia significativamente a variedade de títulos disponíveis. Além disso, os jogos para PC costumam ter descontos mais frequentes e promoções mais atrativas do que os jogos de console.
### Jogar online pode ser gratuito
Alguns jogos para console só podem ser jogados online se você tiver uma assinatura paga. Por exemplo, usuários do Nintendo Switch precisam ter uma assinatura Online para jogar Resident Evil 6 online. Já no PC, basta pagar pelo jogo e ter uma conexão de internet para jogar com outras pessoas.
Essa limitação também é válida para outros consoles, como PlayStation e Xbox.
### É mais fácil jogar games antigos
Com um PC gamer, não importa quando um jogo foi lançado ou de qual empresa ele é. A maioria dos games antigos podem ser baixados e jogados sem problemas. Em consoles, as empresas muitas vezes exigem que você pague uma assinatura mensal para ter acesso a jogos clássicos.
Por exemplo, o Nintendo Switch só disponibiliza o clássico jogo do Mario Bros para assinantes do Nintendo Online. No PC, no entanto, a possibilidade de jogar games antigos é muito mais fácil e acessível.
Diante dessas vantagens, os PCs se consolidam como uma ótima opção para os gamers que buscam flexibilidade, variedade e economia na hora de jogar. A escolha entre jogar em um console ou PC vai depender das preferências e necessidades de cada jogador, mas é importante estar ciente das vantagens e desvantagens de cada plataforma para tomar a decisão certa.